burburinho

dd synthesis

música por Luis Gustavo Claumann

O DD Synthesis é grupo formado na Macedônia e seu primeiro disco homônimo foi lançado em 1996. Já na estréia, conforme o nome indica, uma verdadeira síntese de toda a riqueza musical da região, resultante das várias identidades culturais que a povoam: albaneses, turcos, ciganos, sérvios, gregos e mesmo uma pequena comunidade de origem egípcia. Goten, faixa de abertura do álbum, traz um trabalho de percussão muito interessante, acompanhado dos sopros típicos da região.

O segundo álbum, Swinging Macedonia (2000), só confirmou o agradável trabalho do DD Synthesis. Vo Nase Selo é, sem dúvida, uma das canções mais bonitas já executadas neste planeta, recomendável em todos os seus mais de sete minutos. A mistura de sons tradicionais com arranjos contemporâneos foi a tônica presente em todas as faixas, surgindo ainda uma evolução do trabalho vocal, já um dos destaques na estréia.

O grupo é formado por três jovens cantoras, um pianista, dois percussionistas e mais dois habilidosos músicos de instrumentos poucos conhecidos no Brasil. Aneta Shulankovska, Biljana Ristevska e Mirjana Josheska, nascidas na década de setenta, estudaram durante mais de dez anos a técnica vocal do canto da Macedônia. Vane Jovcev estudou piano na Academia de Música de Skopje. Goce Uzunski, membro da Orquestra Filarmônica da Macedônia, estudou percussão na mesma academia e é um dos melhores instrumentistas de tarabuka e tapan, um tambor que no passado era usado em rituais religiosos, através do qual, dizia-se, era possível se comunicar com os deuses e os espíritos dos antepassados.

Marjan Jovanovski é um especialista da tambura, instrumento de cordas muito semelhante ao bouzouki grego, com longa tradição na Macedônia. Radoslav Shutevski, o integrante mais velho do grupo, nascido no final dos anos quarenta, é um dos mais experimentados percussionistas da Macedônia. Antes de se juntar ao grupo, tocou em diferentes grupos de jazz, de música pop, tradicional e clássica. Goce Dimovski, o único integrante novo em relação à formação inicial, é um exímio tocador de kaval, gaida e zurla.

Kaval é uma flauta pastoril que se toca normalmente em par, uma feminina e uma masculina. Gaida é a gaita de foles da Macedônia, de longe o instrumento mais popular, que está sempre presente nos casamentos (um ditado local diz que casamento sem gaida não é casamento), nas festas, nos bailes, e que era tocada no passado pelos pastores. Zurla é um instrumento de sopro normalmente acompanhado por um ou dois tapan, que segundo alguns foi trazido da Pérsia para os Balcãs pelos ciganos e segundo outros pelos turcos durante o Império Otomano.

Os instrumentos podem ser particulares da região do DD Synthesis, mas a música que o grupo produz com eles tem apelo universal.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.