burburinho

preacher

quadrinhos por Nemo Nox

Preacher conta a história de um pastor norte-americano em busca de deus. Que interesse poderia ter uma história destas, ao ponto de se transformar numa das séries cult dos quadrinhos dos anos noventa? Para começar, o pastor Jesse Custer está possuído por uma entidade chamada Genesis, fruto da união proibida de um anjo e uma demônia, o que lhe dá o poder de fazer que qualquer pessoa o obedeça. Com ele viajam Tulip, uma pistoleira arrependida que também é sua ex-namorada, e Cassidy, um vampiro alcoólatra de quase cem anos de idade.

Não bastasse este trio, pipocam pela história ainda dezenas de outros personagens que mais parecem ter saído da série de tv Twin Peaks, de David Lynch e Mark Frost. Um xerife linha dura com um filho tão apaixonado por Kurt Cobain que também tentou o suícidio quando o ídolo morreu (o rapaz sobreviveu a esta tentativa falhada mas ficou com o rosto deformado pelo tiro, sendo chamado a partir de então de Arseface - no Brasil, Cara-de-Cu). Um cowboy morto-vivo conhecido como Santo dos Assassinos, matador impiedoso. Outro cowboy, o próprio John Wayne, aparece vez por outra para dar conselhos ao protagonista. Há também um serial killer que escreve para jornais sensacionalistas sobre seus próprios crimes, um policial durão que nas horas vagas se dedica a sessões de homossexualismo sadomasoquista, uma meia dúzia de mafiosos incompetentes, uma família de caipiras incestuosos, e assim por diante, numa galeria ímpar de personagens sui generis.

Tudo isto saiu da imaginação de Garth Ennis e Steve Dillon, responsáveis pelo texto e pela arte, respectivamente, de Preacher, publicação da Vertigo (selo da DC Comics) com versão brasileira que passou por mais de uma editora. E não é só na criação de personagens peculiares que a dupla mostra criatividade. A narrativa é engenhosa ao transmitir a trama de forma não linear, ligeiramente a la Tarantino. Os diálogos são divertidos e cruéis ao mesmo tempo, temperando com humor negro a extrema violência da história. E o próprio enredo é de um cinismo capaz de provocar um ataque cardíaco no papa. Afinal, sabem por que o reverendo Jesse Custer e seus amigos estão em busca de deus? Simplesmente porque o criador divino foi embora do Céu e nunca mais voltou, abandonando toda a sua criação. Preacher anda atrás dele para tomar satisfações.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.