burburinho

emir kusturica and no smoking orchestra

música por Luis Gustavo Claumann

Emir Kusturica é mais conhecido por produções cinematográficas como Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios (de 1985), Arizona Dream (de 1993 e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima) e Underground (de 1995, com o qual obteve mais uma Palma de Ouro). Contudo, além da excelente carreira na sétima arte, Emir Kusturica também mostra talento musical com a No Smoking Orchestra.

A No Smoking foi formada em 1980 na cidade de Saravejo e se chamava Zabranjeno Pusenje. Seu cantor e fundador foi o dr. Nelle Karajic. O projeto original era se divertir com crossovers e arranjos esquisitos para canções que iam do folk-progressivo do Jethro Tull ao punk dos Sex Pistols. Aos poucos, foi agregando novos membros e valorizando a miscigenada música dos Bálcãs, mudando-se no processo para Belgrado, capital da Sérvia. Em 1984, seu primeiro álbum, Das ist Walter (além do servo-croata, a orquestra também usa o alemão e o inglês em suas canções), conseguiu emplacar uma música nas paradas da antiga Iugoslávia, Zenica Blues, sobre a dura vida na penitenciária de Zenica, atingindo mais de cem mil compactos vendidos.

A metralhadora verbal do performático Karajic, no entanto, fez o grupo ter problemas com a censura do regime da época. Durante um show, ele fez piadinhas com a morte do camarada Tito, até então ditador na Iugoslávia. Desta forma, o segundo disco Dok CekasSabah sa Sejtanom (Esperando pelo Sabá com o Diabo, frase retirada do folclore muçulmano da Bósnia-Herzegovina, sinalizando a preocupação pan-étnica da No Smoking Orchestra) teve pouca vendagem e execução, o que motivou algumas saídas e novas adesões, inclusive a de Emir Kusturica, também natural de Sarajevo, que assumiu o contrabaixo na banda onde filho já tocava bateria.

Em 2000 foi lançado novo álbum batizado Unza Unza Time. Trata-se de um trabalho belíssimo e furioso de Karajic, dos Kusturica e de Nenad Gajin Goce (guitarra), Her Dralle Draugentaller (teclados), Glava "O Cabeça" Markovski (baixo e balalaika baixo), Alexander "O Grande" Balaban (tuba), Nesho "Melro" Petrovic (saxofone), Zoki Miloshevic (acordeão) e Dejan Sparavalo (violino), além de uma pequena multidão de extras.

Por sinal, quem teve a oportunidade de assistir Underground deve lembrar de um grupo musical que vivia perseguindo o personagem principal. O som daquela banda, interpretada por atores que tocavam composições de Goran Bregovic, lembra muito o da No Smoking Orchestra. Goran, por sinal, é parceiro freqüente de Emir em trilhas sonoras.

Em Gato Negro, Gato Branco, premiado no Festival de Veneza, o som é todo da No Smoking Orchestra e sobra espaço até para uma canção em estilo folclórico andino, El Bubamara Pasa, mostrando mais uma vez o ecletismo do grupo. Daddy, Don't Ever Die on a Friday é uma espécie de rock bagunçado, com violinos caipiras e sopros engraçadinhos. Devil in the Business Class, apesar da letra, é uma das composições com tons mais sóbrios. Pitbull Terrier tem instrumentos típicos do folclore cigano, mas a letra não ficaria deslocada em qualquer baile funk carioca.

Em 2001, o lado cineasta de Kusturica trabalhou em favor da banda e o resultado foi o documentário Memórias em Super-8, onde em 101 minutos o espectador acompanha uma turnê e pode perceber a diferença entre uma turma que simplesmente curte o que faz e toca por prazer e os trocentos documentários de bandas americanas onde apenas imagem é tudo. A No Smoking Orchestra ainda mantém muito de uma banda de boteco, daquelas que tocam todas as noites apenas porque é bom, ponto final.E tudo isto se torna ainda mais divertido quando sabe-se que Karajic foi punk de carteirinha (o que explica muita coisa em seu comportamento), Kusturica pai ama o rock'n'roll, seu filho curte reggae, Petrovic tocava jazz e Miloshevic animava casamentos no mesmo tempo em que Sparavalo estudava no conservatório.

Por fim, A Vida é um Milagre, outro filme de Kusturica lançado em 2004, também é um virtual concerto da No Smoking Orchestra. A música tem papel central com letras e canções belíssimas durante todo o desenrolar da divertida e surreal trama. A salada de rock, música cigana, folclórica, além de pitadas do que estiver pela frente, continua firme e forte, para alegria de todos os fãs espalhados pelo mundo.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.