burburinho

o físico

livros por Clarice Maia Scotti

O Físico - A Epopéia de um Médico Medieval (The Physician), de Noah Gordon, publicado no Brasil pela editora Rocco, é um livro encantador que narra a vida de Rob J. Cole a partir do momento em que, aos nove anos de idade, se vê órfão de pai e mãe, e separado dos irmãos mais novos, na Londres do ano 1021. Rob se torna aprendiz de um barbeiro-cirurgião, que, mesmo não sendo exatamente um exemplo de moral e de virtude, faz de Rob um homem responsável e trabalhador, e o coloca diante de sua verdadeira vocação: a medicina.

Rob é uma espécie de escolhido. Ele possui um dom, uma obsessão em aprender sempre mais, não pelo dinheiro que pode vir a ganhar com isso, mas pelas vidas que pode salvar. Ao tomar conhecimento da existência de uma extraordinária escola de medicina na longínqua Pérsia, dirigida pelo lendário Abu Ali at-Hussain ibn Abdullah ibn Sina, o Príncipe dos Médicos, ele resolve que é lá que quer estudar.

Para isso, os desafios que tem pela frente não são poucos. Além da distância e da língua estranha, a escola não aceita cristãos, e, não sem uma boa crise de consciência, o protagonista resolve desafiar os severos costumes da época e se disfarçar de judeu. Todo o caminho percorrido por Rob Cole em busca de seu objetivo, a viagem até o Oriente, sua transformação em judeu, seus obstáculos até ser aceito na escola e o aprendizado em uma terra estranha fazem parte de uma deliciosa narrativa capaz de prender o leitor por horas a fio.

O próprio autor do livro avisa que, devido à falta de informações claras sobre a época, muitos dos fascinantes detalhes descritos são fruto de sua imaginação. Mas a escrita é feita de maneira tão coerente e envolvente que é impossível não se sentir transportado para aquele ambiente, como num filme cuidadosamente produzido. Com a mesma competência, ele também apresenta questões mais delicadas, conflitos íntimos e os valores de um homem em plena idade média. A descoberta do amor, a conquista de amizades sinceras, o exercício da tolerância, da solidariedade e da dignidade são apenas alguns exemplos.

Com pitadas de humor, drama, aventura e suspense na dose certa, O Físico é daqueles livros que gera a dúvida entre ler sem parar e ficar poupando para que ele não acabe depressa.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.