burburinho

os filmes de ray harryhausen - parte 1

cinema por Nemo Nox

O heri abraa a princesa e usa uma corda para atravessar com ela a ponte partida. Cena de Star Wars (1977)? No, o filme The 7th Voyage of Sinbad (1958). O dinossaurinho Galimimus vai correndo elegantemente at ser abocanhado pelo terrvel T. Rex. Cena de Jurassic Park (1993)? No, o filme The Valley of Gwangi (1969). Esqueletos voltam vida para enfrentar o heri com suas espadas. Cena de The Mummy (1999)? No, o filme Jason and the Argonauts (1963). O que todos estes ttulos tm em comum, alm de serem fonte de inspirao para dezenas de cineastas importantes, a presena de Ray Harryhausen, o criador de efeitos especiais que marcaram a histria do cinema.

Ray Harryhausen nasceu em 1920, e ainda criana assistiu The Lost World (1925) e King Kong (1933), ambos filmes com criaturas pr-histricas criadas com a tcnica de animao chamada stop-motion, na qual miniaturas articuladas so fotografadas quadro a quadro para criar iluso de movimento na tela. Ray encantou-se com aquilo e desde cedo comeou a criar na garagem seus prprios filmes de animao, com apoio dos pais (a me ajudava nos figurinos, o pai ajudava a criar as estruturas mecnicas).

No satisfeito com suas experincias domsticas, Ray foi procurar Willis O'Brien, responsvel pelos efeitos especiais de King Kong, e acabou contratado para mais um filme com macacos, Mighty Joe Young (1949). Foi um timo aprendizado para ele, no s em termos tcnicos mas tambm no controle de oramentos, j que O'Brien era famoso por gastar mais do que o previsto.

O primeiro filme a ter Ray Harryhausen como responsvel pelos efeitos especiais foi The Beast From 20,000 Fathoms (1953), dirigido pelo diretor russo Eugne Louri. Com histria inspirada num conto de Ray Bradbury, amigo de Harryhausen, o roteiro contava como um gigantesco rptil pr-histrico era despertado por uma exploso nuclear e acabava atacando New York. Parece familiar? Pois foi o filme que inspirou uma enorme coleo de lagartos gigantes, do japons Gojira (1954) e suas vrias seqncias ao mais recente Godzilla (1998). Os heris de The Beast From 20,000 Fathoms so o ator suo Paul Hubschmid (que mais tarde estrelaria outro filme B clssico, La Morte Viene Dallo Spazio), Paula Raymond (dos filmes de horror Hand of Death e Blood of Dracula's Castle) e Kenneth Tobey (interpretando mais um personagem militar, sua especialidade). Mas a grade estrela do filme evidentemente o monstro criado por Ray Harryhausen, que aparece em cenas inesquecveis destruindo um farol, causando pnico num parque de diverses ou lanchando um policial que estava pelo caminho.

Dois anos depois, Ray criou mais um monstro destruidor para It Came from Beneath the Sea (1955), dirigido por Robert Gordon (que mais tarde se dedicaria ao western televisivo das sries Maverick e Bonanza). Desta vez tratava-se de um polvo gigante atacando San Francisco e arrancando um pedao da famosa Golden Gate Bridge. Com um oramento baixo, Ray mostrou que sabia economizar de forma criativa e usou um polvo com somente seis tentculos, detalhe que geralmente passa despercebido pelo pblico mas que fez grande diferena nos cofres da produo. Kenneth Tobey aparece novamente como heri militar (desta vez, comandante de submarino) acompanhado dos cientistas Faith Domergue e Donald Curtis.

Deixando os monstros de lado, o filme seguinte de Ray Harryhausen foi Earth vs. the Flying Saucers (1956), dirigido por Fred F. Sears. Desta vez o desafio era criar os discos voadores do ttulo e a destruio causada por eles. Mais uma vez com oramento reduzido, Ray teve at que criar exploses em stop-motion, tarefa trabalhosa, por no terem verba para alugar a cmara de alta velocidade normalmente usada em exploses de miniaturas. Talvez a cena mais impressionante do filme, pela dificuldade de execuo em animao quadro a quadro, seja o disco voador sobrevoando um incndio noturno. A cidade destruda desta vez foi Washington, e os heris foram os cientistas Hugh Marlowe e Joan Taylor e o militar Donald Curtis (que havia sido cientista em It Came from Beneath the Sea).

O monstro seguinte de Ray Harryhausen foi um de seus melhores, um habitante do planeta Vnus trazido Terra em 20 Million Miles to Earth (1957), dirigido por Nathan Juran (que mais tarde dirigiria vrias sries de fico-cientfica para a tv, como Lost in Space, The Time Tunnel e Land of the Giants). A trama tem a mesma estrutura de King Kong, com uma criatura trazida de um lugar distante (uma ilha desconhecida num, um planeta inexplorado noutro) para causar destruio numa grande cidade (New York num, Roma noutro) e terminar numa cena emblemtica sobre um marco turstico (Empire State Building num, Coliseo noutro). E, assim como Kong, o rptil bpede venusiano de 20 Million Miles to Earth uma criatura incompreendida, basicamente um animal tentando se defender dos humanos da forma que pode. Para conseguir esse tipo de interpretao de um boneco animado quadro a quadro, Ray fez um de seus melhores trabalhos de animao, conferindo ao monstro gestos precisos que criavam a iluso de uma personalidade prpria. Como o monstro vai aumentando de tamnho no decorrer da histria, surgem vrias oportunidades para cenas memorveis, dos primeiros passos do que parece ser um animalzinho inofensivo ao feroz combate com um elefante. O heri do filme mais uma vez um militar, interpretado por William Hopper (da srie de tv Perry Mason), e a mocinha Joan Taylor (de Earth vs. the Flying Saucers).

Talvez cansado de destruir metrpoles contemporneas (em seus filmes j tinha vitimado New York, San Francisco, Washington e Roma), o trabalho seguinte de Ray Harryhausen foi The 7th Voyage of Sinbad (1958), novamente dirigido Nathan Juran, com Kerwin Mathews no papel principal. O mundo de fantasia de As 1001 Noites revelou-se um ambiente perfeito para as criaturas animadas de Harryhausen: um ciclope chifrudo, um drago vigilante, um esqueleto espadachim, e vrios outros. Em seu primeiro trabalho em cores, Ray teve que repensar toda sua tcnica de iluminao para contornar novos problemas (entre eles a variao de temperatura de cor das lmpadas entre uma sesso e outra, que o obrigava a seguir por horas e horas sem um intervalo, para garantir um resultado sem mudanas de cor). Mesmo com estas novas dificuldades, ele mais uma vez se superou e criou seqncias inesquecveis que influenciariam geraes de novos cineastas. O mais lembrado , sem dvida, o esqueleto animado que ataca Sinbad com uma cimitarra, criando uma luta to interessante que o prprio Harryhausen voltaria ao tema mais tarde, revisando-o e ampliando-o. The 7th Voyage of Sinbad foi o primeiro filme com efeitos de Ray Harryhausen a ser musicado por Bernard Herrmann, criador de vrias trilhas sonoras para Alfred Hitchcock.

Continuando na linha da fantasia, o prximo filme de Ray Harryhausen foi The 3 Worlds of Gulliver (1960), dirigido por Jack Sher. O livro clssico de Jonathan Swift merecia melhor tratamento que este fraqussimo roteiro. Para piorar um pouco as coisas, chamaram para o papel principal o inexpressivo Kerwin Mathews, que j havia sido o Sinbad de The 7th Voyage of Sinbad. A maior parte dos efeitos especiais aqui refere-se diferena de tamanho entre o protagonista e os habitantes de Lilliput (minsculos) e de Brobdingnag (gigantescos). Harryhausen ainda teve a oportunidade de criar uma boa luta entre Gulliver e um crocodilo animado, mas o resto do filme se perde num roteiro claudicante e de final moralista e decepcionante.

Muito melhor foi Mysterious Island (1961), dirigido por Cy Endfield, mais uma vez com trilha sonora de Bernard Herrmann. Inspirado no livro de Jules Verne, conta a histria de um grupo de soldados da guerra civil dos EUA que, aps uma desastrosa viagem de balo, acaba confinado ilha misteriosa do ttulo. L encontram o que todos esperamos ver num filme de Ray Harryhausen, monstros e mais monstros: caranguejos gigantes, galinhas gigantes, abelhas gigantes. O mistrio desvendado com o surgimento do capito Nemo, o mesmo de 20,000 Leagues Under the Sea, o que leva a histria a um clmax envolvendo piratas, um vulco em erupo, um polvo gigante e a cidade perdida de Atlntida. timo divertimento para ser acompanhado com um balde de pipocas.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.