burburinho

mad about you

televisão por Flávio P.C. dos Santos

Em Mad About You, sitcom consagrada nos EUA e com muitos telespectadores no Brasil, são tratadas as trivialidades do casamento, onde nem tudo corre às mil maravilhas, mas sempre com otimismo e bom humor. De 1992 a 1999 no ar, a série ficou ainda mais famosa pelo seu último capítulo com muitas surpresas e até com alguns sustos para seus fãs.

Na série, criada por Paul Reiser e Danny Jacobson, são protagonistas o próprio Paul Reiser (de Aliens, o Resgate e A Torre) interpretando Paul Buchman, e Helen Hunt (de Twister e Melhor é Impossível) como Jamie Buchman, personagem que lhe rendeu o título de "a esposa da América". Ao acompanhar Mad About You desde seu início, percebe-se todo um trabalho de caracterização, tanto psicológica quanto material, dos Buchmans, até então apenas namorados. O relacionamento entre os dois é muito bem abordado e extremamente gostoso de acompanhar. Ambos demonstram paixão e muito carinho um pelo outro. É a partir desta relação que a série vai se desenrolando.

É importante lembrar que as briguinhas entre os dois não são deixadas de lado. Em muitos episódios, podemos ver o casal discutindo por diferentes motivos, desde os mais banais até os mais sérios. O interessante disto tudo é que as discussões e os motivos que as geram não são estranhos a nós ou, pelo menos, à grande maioria. Com certeza várias destas situações já foram vivenciadas por nós, ou nossos pais, ou vizinhos, ou amigos. Esta é uma característica importantíssima em uma sitcom, pois o telespectador se sente atraído ao ver na telinha situações que são comuns a ele, ainda mais se forem apresentadas de uma forma leve, bem humorada e inteligente.

Jamie certa vez chegou a se irritar com Paul simplesmente porque ele, ao tirar os trocados e moedas de seu bolso, fazia questão de organizá-los e empilhá-los no criado-mudo. Ela achava isso um absurdo já que, no dia seguinte, ele iria colocar tudo de novo em seu bolso. Em compensação, ele não entendia porque ela fazia tanta questão de dobrar e organizar todo o jornal depois de terminar de lê-lo. Com o passar de cada temporada, o relacionamento dos dois vai ficando mais sério. Eles se tornam noivos, depois de alguns episódios marcam o casamento, e enfim se tornam marido e mulher. Toda essa transição é envolvida por aquelas questões e dúvidas que passam na cabeça de cada um antes de tal comprometimento. Além disto, o fator família - pai, mãe, sogro, sogra, irmãos - não é esquecido. Todos nessa hora têm sempre um palpite a dar, né? Pois é, toda a confusão da vida a dois é retratada em Mad About You, porém de maneira suave que a torna agradável como deve ser uma série deste tipo.

Dá para notar que, ao longo destes sete anos, a preocupação da equipe de Mad About You sempre foi não deixar a série tornar-se monótona ou previsível. Em muitos episódios é fácil notar alterações na maneira de apresentar a história. Só para citar um exemplo, houve uma vez em que os Buchmans experimentaram um método para estimular a autoconfiança de Mabel, seu bebê recém-nascido. Quando Mabel começasse a chorar, eles deveriam aguardar alguns minutos antes de entrar em seu quarto. Esse episódio inteiro foi feito com apenas uma tomada de câmera, sem cortes, e sem intervalos comerciais. Ou seja, não havia espaço para erros.

O episódio final da série também foi bem diferente. Encontramos Mabel já adulta narrando a vida de sua família. E, para a surpresa de muitos fãs, o casal Paul e Jamie mostravam que já não estavam se entendendo mais. A separação parecia inevitável. Justo eles que durante tanto tempo nos mostraram romance e união de sobra! Mas não vamos estragar o desfecho para aqueles que ainda não o assistiram, já que a série está de volta em dvd.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.