burburinho

herbert list

fotografia por Nemo Nox

Herbert List nasceu em Hamburgo, na Alemanha, em 1903, descendente de uma tradicional família de comerciantes da Liga Hanseática. Estudou arte e literatura em Heidelberg e em 1924 ingressou na empresa da família, List & Heineken, importadores e exportadores de café. Até 1929, foi representante em países como México, Guatemala, e até mesmo no Brasil.

Ao voltar para Hamburgo, conheceu o fotógrafo Andreas Feininger e começou a se interessar seriamente pela fotografia. Passou a fotografar paisagens urbanas e campestres, e em seguida aventurou-se pela natureza morta. Em 1935, com a ascensão do nazismo, List desistiu do país e da empresa familiar e mudou-se para Paris, onde em seguida fez sua primeira exposição individual. Foi o suficiente para começar a publicar em revistas como Verve e Arts et Metiers Graphiques.

Após alguns meses na capital francesa, mudou-se para a Inglaterra e em seguida para a Grécia. Mas em 1941, após a Alemanha invadir Paris, List acabou voltando para seu país e instalou-se em Munique, onde passoua a viver novamente do negócio do café. Conseguiu escapar do exército por um bom tempo, mas em 1944 acabou sendo chamado e foi servir na Noruega. Terminada a guerra e de volta a Munique, List passou os vinte anos seguintes viajando e fotografando por vários países da Europa e da América. Seus trabalhos apareceram nas revistas Vogue, Harper's Bazaar, Flair, Look, Epoca, Picture Post, entre outras. Também publicou os livros Licht Über Hellas (1949), Roma (1955), Caribia (1958) e Nápoles (1962). A partir de 1960, porém, List passou a se interessar profundamente por arte antiga, particularmente desenhos italianos dos séculos XVI a XVIII. Aliou sua fortuna pessoal e seu conhecimento de mitologia e montou uma coleção respeitada. Herbert List morreu em 1975.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.