burburinho

fique por dentro da filosofia

livros por Gian Danton

Para muitas pessoas, inclusive alguns intelectuais, a filosofia é algo difícil e naturalmente incompreensível a um não-acadêmico. Eles acreditam que qualquer tentativa de popularizar a filosofia irá, inevitavelmente, distorcer seus objetivos. Neil Turnbull discorda radicamente desse ponto de vista: "A menos que a filosofia comece a dizer algo sobre o nosso dia-a-dia, ela não merecerá o respeito que tanto almeja". Esse é o objetivo de Turnbull no livro Fique por Dentro da Filosofia, da editora Cosac & Naify.

O livro, escrito em linguagem simples e repleto de ilustrações, conta, através de diagramação nada comportada, um pouco da história da filosofia e levanta algumas das questões mais importantes já discutida pelos filósofos. "Já que a história da filosofia se estende por milhares de anos, seriam necessários vários grandes livros para fazer justiça à sua diversidade. Para simplificar o assunto, escrevi um relato histórico relativamente simples do surgimento da filosofia ocidental e de seu subseqüente longo e doloroso declínio", escreve Turnbull. "Tentei também mostrar, da forma mais amistosa possível, o que às vezes são idéias filosóficas difíceis e esotéricas. De fato, espero que este livro possa ser lido como uma conversa informal para que você lide com ele da mesma forma relaxada e aberta de suas conversas diárias".

Se o objetivo é tornar a filosofia algo agradável como uma conversa, o autor consegue. O texto não é corrido, mas dividido em pequenos boxes. O livro utiliza também a linguagem dos quadrinhos para tornar a leitura agradável. Para mostrar que a filosofia surge da nossa constante necessidade de fazer perguntas, aparece um homem aflito com um balão: "Tenho que visitar mamãe?". Os títulos também são uma atração à parte: "Economia versus porquinhos da índia"; "o que nos faz seres humanos?"; "Serão os filósofos preguiçosos?"; "Curiosidades infantis".

Antenado com a tendência moderna para o hiperlink, em que um texto leva a outro texto, o livro traz em suas bordas definições de palavras-chave para a compreensão do texto. É o que ocorre, por exemplo, com a explicação do significado da palavra filosofia: "Amantes da sabedoria - o significado da palavra filosofia deriva do grego antigo: 'philo' , que significa 'amar', e 'sophia', que significa 'sabedoria'. Buscar respostas para questões filosóficas significa reverenciar a sabedoria, seja lá o que for que isso quer dizer."

Fique por Dentro da Filosofia é, portanto, um livro para os amantes da sabedoria, que, no entanto, não têm tempo para se aprofundar em difíceis tratados filosóficos. O livro faz parte da coleção Fique por Dentro, que inclui também títulos sobre internet, genética e ecologia.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.