burburinho

a casa dos espíritos

cinema por Jade Boneff

A Casa dos Espíritos (The House of the Spirits) é uma grande produção à qual o público não fez justiça. Talvez não seja um filme adequado ao gosto fast-food de Hollywood, mas é com certeza um filme para ser visto e revisto. A chilena Isabel Allende criou em livro uma densa saga que começa antes da Segunda Guerra Mundial e atravessa um período trágico de golpe militar num país da América do Sul, na década de 70. É dela também o roteiro, em conjunto com o diretor, o premiado Bille August, de Pelle o Conquistador (Oscar e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1987 e Palma de Ouro em Cannes).

Some-se a isto um elenco fenomenal, que reuniu Meryl Streep, Jeremy Irons, Winona Ryder, Glenn Close, Antonio Banderas, Vanessa Redgrave e Maria Conchita Alonso. Estes personagens contam uma história passional e envolvente, que começa quando Estéban (Jeremy Irons) se apaixona e fica noivo de Rosa. Como a moça morre antes do casamento, Estéban acaba se casando com a irmã dela, a paranormal Clara (Meryl Streep), que já era apaixonada por ele desde criança. À custa de muita opressão dos trabalhadores rurais, Estéban constrói um império que deve ficar para sua única filha, Blanca (Winona Ryder). Mas a moça tem outros planos, instigados pelo namorado Pedro (Antonio Banderas), um revolucionário que se envolve com política no período pré-golpe. A riqueza dos personagens é demais para apenas duas horas de filme, mas Allende e August fizeram um grande trabalho mesmo assim. Ficou a desejar o espaço da personagem Ferula (Glenn Close), que merecia ser melhor explorada no roteiro. Isto não impediu, no entanto, que sua atuação fosse marcante e expressiva.

A Casa dos Espíritos é sem dúvida um filme controverso, com defensores ardorosos e inimigos eternos. Entre as principaís críticas, são geralmente mencionadas a indefinição da trama (drama político ou saga mística?), a lentidão da narrativa (ritmo europeu para público americano?) e as inconsistências geográficas (natal no inverno em plena América do Sul?).


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.