burburinho

he-man

televisão por Flávio P.C. dos Santos

Existem frases criadas em desenhos animados que se tornam extremamente populares e acabam se mantendo na memória de muita gente. Uma delas sem dúvida alguma é: "Pelos poderes de Grayskull... Eu tenho a força!" A famosa expressão era proferida por He-Man, o super-herói que caiu no gosto da garotada e emplacou como uma série animada de sucesso nos anos oitenta.

Masters of the Universe (nome original da série) conta a história do príncipe Adam, que recebeu os poderes de Grayskull para combater o mal em Eternia, sua terra-natal. Sempre que preciso, Adam usa sua espada para evocar os tais poderes e se transforma em He-Man, um guerreiro cheio de músculos e agilidade. Como arqui-inimigo, ele tem Esqueleto, uma forma sinistra que comanda seus lacaios Homem-Fera, Mandíbula, Maligna, entre outros, para derrotar He-Man e dominar Eternia. No entanto, He-Man também conta com a ajuda de muitos aliados como Teela, uma guerreira ágil e inteligente; Duncan, líder das tropas do palácio real; Gorpo, uma pequena criatura flutuante que vive fazendo trapalhadas mas sempre com a melhor das intenções; e a Feiticeira, guardiã do castelo de Grayskull.

Como um tradicional super-herói, He-Man mantém uma identidade secreta, e sempre que precisa exclamar sua célebre frase, o príncipe Adam procura um cantinho mais afastado para poder se transformar. O incrível é ninguém perceber a semelhança entre He-Man e Adam. As duas únicas diferenças são o bronzeado de surfista e uma voz mais grossa. Como fiel companheiro, o príncipe de Eternia tem o felino Pacato, que também recebe os poderes de Grayskull para se tornar o Gato Guerreiro e acompanhar He-Man nas batalhas contra Esqueleto.

O que pouca gente sabe é que o desenho animado Masters of the Universe foi o primeiro da década de oitenta a ser criado com base em uma linha de brinquedos. Era uma coleção de bonecos produzida pela Mattel, e a partir dessa coleção foram produzidas histórias em quadrinhos, a própria Masters of the Universe e até um longa-metragem. A série foi ao ar de 1983 até 1985, exibindo 130 episódios produzidos pela Filmation, e durante esse período deu origem a outro título: She-Ra. Nesta, o principal personagem era a heroína irmã gêmea de He-Man, chamada Adora. Também detentora de uma espada com os poderes de Greyskull, Adora seguia a mesma rotina de seu irmão para se transformar em She-Ra. Esta série durou de 1985 a 1986, e por várias vezes foram produzidos capítulos em que os irmãos lutavam juntos contra o mal.

Além de uma série derivada de Masters of the Universe, foi produzido um longa-metragem de mesmo nome, dirigido por Gary Goddard, com Dolph Lundgren como He-Man e Frank Langella como Skeletor. O filme custou dezessete milhões de dólares e não agradou muito aos críticos. Quanto aos quadrinhos que mostravam He-Man em muitas batalhas, a curiosidade fica por conta das muitas editoras que trabalharam neles. Entre elas temos DC, Star (Marvel), London Editions, SBP Comics e até a própria Mattel. Em 1989 tentaram trazer He-Man de volta às telinhas, mas a idéia não deu muito certo e no mesmo ano encerraram a produção de He-Man: The New Adventures. Os fãs agora têm de se contentar com as reprises das aventuras do famoso herói e sua irmã que ainda passam em vários canais de televisão.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.