burburinho

the astronaut's wife

livros por Jade Boneff

E notório que os filmes, em quase sua totalidade, por melhores que sejam, não alcançam a magnitude dos livros em que se baseiam. Também não faltam exemplos onde a história original é tão distorcida que o roteiro mal merece ser chamado de adaptado. Um dos casos mais famosos talvez seja O Iluminado, uma das obras-primas de Stanley Kubrick, baseada em livro de Stephen King. O filme, embora magnífico, desprezou muito da trama de King, resultando numa inimizade que perdurou até a morte do diretor. Mas o que acontece quando o caminho é inverso, e o livro se baseia em um roteiro original? Robert Tine percorreu esta estrada ao escrever The Astronaut's Wife, baseado no roteiro escrito por Rand Ravich para o filme estrelado por Johnny Depp. É um livro pequeno, sem grandes pretensões, mas que consegue provocar alguns arrepios.

A trama começa com o astronauta Spencer Armacost e seu veterano superior Alex Streck sendo enviados para uma missão espacial. Um acidente em órbita obriga os dois a fazer reparos do lado de fora da nave, e durante dois minutos, a comunicação com a Terra é interrompida. Os astronautas são encontrados inconscientes e trazidos de volta. Nenhum dos dois se lembra do que aconteceu durante aqueles dois minutos, e a NASA não parece muito interessada em investigar.

O incidente parece coisa do passado até que Streck morre misteriosamente, e sua esposa comete suicídio em seguida. Ao mesmo tempo, a mulher de Armacost, Jillian, começa a ter a estranha sensação de que seu marido não é o mesmo. A gravidez inesperada de Jillian contribui para agravar suas suspeitas. Há um certo ar de O Bebê de Rosemary, e a descoberta de que a esposa de Streck estava também grávida de gêmeos inicia uma jornada de terror.

Há um perfeito equilíbrio de suspense e ficção-científica ao longo de toda a trama. A narrativa de Tine prende a atenção e o fôlego, e em muitos momentos é superior ao filme. Talvez a atuação de Johnny Depp não tenha ajudado muito, mas a verdade é que o leitor provavelmente consegue criar imagens melhores do que o filme ofereceu. Mesmo para quem não viu The Astronaut's Wife, o livro ainda é excelente leitura. Não é óbvio, não tem final feliz e não esbarra no apelativo. Nada mal para uma obra baseada em roteiro de Hollywood.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.