burburinho

duane michals

fotografia por Nemo Nox

A maior parte dos fotógrafos procura um tema a ser fotografado. Uma minoria tenta responder uma questão: o que é a fotografia? Pouquíssimos conseguem fazer desta busca algo com interesse ao mesmo tempo estético e acadêmico. Duane Michals é um deles.

Joseph Cornell, 1971Duane Steven Michals nasceu em 1932 em McKeesport, na Pensilvania, EUA. Seu pai era operário da metalurgia e a mãe era empregada doméstica. Foi somente graças a bolsas de estudo que conseguiu estudar aquarela no Carnegie Institute e mais tarde formar-se em artes plásticas pela Denver University. Depois do serviço militar, foi para New York onde começou a estudar design e a trabalhar como diretor artístico da revista Dance.

René Magritte, 1965Suas primeiras fotografias foram feitas somente em 1958, com uma câmara emprestada, numa viagem de turismo pela União Soviética. Entusiasmado com os resultados, resolveu estudar com o amigo Daniel Entin, que também lhe emprestou o estúdio para suas experiências. A partir da década de sessenta, Michals expôs e publicou ativamente, tendo em seu currículo mais de uma dezena de livros e passagem por espaços consagrados como o Museu de Arte Moderna de New York, o Museu Nacional de Arte Moderna de Tokyo, ou a Biblioteca Nacional de Paris.

Um dos recursos usados por Michals é a apresentação das fotos em grupos, seja formando séries que contam uma história (por exemplo, na série The Bogeyman, onde um casaco e um chapéu ganham vida no cabide e levam uma menininha no colo), seja forçando um contraste de conteúdo entre elas (por exemplo, na dupla foto de Andy Warhol e sua mãe, uma com foco nele, outra com foco nela).

O Pato Duana, 1989Se mostrar uma visão fragmentada em mais de uma foto contraria a idéia amplamente aceita da fotografia como expressão do "momento ideal", não é esta o único método de questionamento de Michals. Mesmo em suas fotos "isoladas", brinca com sombras, reflexos, duplas exposições, mistura de técnicas, e até com os títulos, provocando sempre, apelando tanto à mente quanto aos olhos.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.