burburinho

sinfonia italiana

música por Nemo Nox

Vivendo em Roma, o alemão Mendelssohn escreveu: "Cada dia converte-se em algo digno de ser recordado. Dedico o tempo necessário para que cada pormenor, cada objeto, deixe em mim uma recordação indelével. Quem dera poder mandar-te um quarto de hora de todo este prazer, quando um só minuto de vida nesta esplendorosa cidade traz consigo uma inesquecível delícia!"

Muitos compositores alemães passaram algum tempo na Itália em busca de inspiração. Felix Mendelssohn-Bartholdy, nascido em Hamburgo em 1809, esteve por lá entre 1830 e 1831, e fez questão de se abrir completamente às influências musicais italianas. Durante as manhãs, compunha. As tardes eram dedicadas a longos passeios, durante os quais procurava aprender mais sobre a cultura e a história locais. Foi em Roma que Mendelssohn começou a compor uma sinfonia em Lá Maior, que ficaria conhecida como Sinfonia Italiana. A obra leva também o título de Sinfonia nº 4, apesar de ser cronologicamente a terceira. Acontece que só foi completada dois anos depois, já em solo alemão novamente. (A numeração das sinfonias de Mendelssohn prima pela confusão. A Sinfonia nº 5, por exemplo, foi composta antes da terceira e da quarta.)

A Sinfonia Italiana capta com grande eficiência o ambiente musical alegre e descontraído que Mendelssohn encontrou na Itália, contrastante com a sobriedade contida de seu país natal. Desde os staccati iniciais do allegro vivacce até o saltarello final, a obra transpira vigor e otimismo mediterrâneos. O último andamento é uma dança típica italiana (saltarello) e traz a curiosidade de ser apresentado em tonalidade menor, em oposição ao tom principal da sinfonia, Lá Maior.

O que poderia ter sido chavão ou pastiche, o germânico influenciado pelo latino, nas mãos de Mendelssohn transformou-se numa obra vibrante, a Sinfonia Italiana, onde o popular e o erudito se unem com o único objetivo de transmitir prazer através da música.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.