burburinho

händel

música por Nemo Nox

Inglaterra, início do século XVIII, e o rei adora passear de barco pelo rio Tâmisa. Mas naquela época não havia walkman nem radinho de pilhas, então restava ao soberano fazer-se acompanhar de outro barco, repleto de músicos e instrumentos. Foi para esse abuso de poder e conforto que Händel compôs a suite Música Aquática.

Georg Friedrich Händel nasceu na Saxônia em 1685 (boa safra, no mesmo ano nasceram J.S. Bach e Scarlatti), mas tão logo começou a fazer algum sucesso transferiu-se para a Inglaterra, onde adaptou seu próprio nome para George Friderik Handel e passou a aceitar encomendas dos nobres. Aliando o ouvido afinado ao olho vivo para os negócios, fez fama e fortuna. E, apesar de estrangeiro, foi o compositor do célebre hino nacional God Save the King.

Händel não perdia uma oportunidade para agradar os poderosos e encher os próprios bolsos, assim que não é surpresa vê-lo como autor da Música Aquática. Documentos da época falam de cerca de cinqüenta músicos tocando trompetes, trompas, oboés, fagotes, flautas, violinos e violoncelos. O rei teria gostado tanto que os fez repetir três vezes. Música Aquática é uma espécie de compilação das danças da época, com fanfarras italianas, musettes francesas e hornpipes britânicas. Ainda que o objetivo da suíte não seja a dança, adapta-se perfeitamente ao ar livre, ambiente que exige ritmos bem marcados e potência na execução.

Händel também aceitou outra encomenda famosa para execução ao ar livre, a Música para os Reais Fogos de Artifício. O rei resolveu comemorar o tratado de paz de Aix-La-Chapelle com uma festa noturna no Green Park, onde fogos de artifício seriam a grande atração. O compositor recorreu novamente a um conjunto forte de oboés, fagotes, trompas de caça, trompetes e percussão. Numa época em que ainda não haviam megaconcertos, o evento reuniu cerca de doze mil pessoas.

É possível que Händel estivesse somente preocupado em conquistar os favores do rei, mas a verdade é que criou duas obras inesquecíveis. Música Aquática e Música para os Reais Fogos de Artifício estão entre as suas peças mais ouvidas até hoje.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.