burburinho

jonny quest

televisão por Nemo Nox

Até o início dos anos 60, o panorama dos desenhos animados na televisão era dominado pela comédia. Surgiu então uma série que viraria cult, trazendo a aventura para o lugar antes ocupado pelo humor: Jonny Quest. Com estréia em 1964, teve 26 episódios, exibidos originalmente pela emissora ABC até 1965.

Jonny Quest era um garoto que acompanhava pelo mundo o pai, o cientista Benton Quest. Como o bom doutor trabalhava para o governo norte-americano, tinha não só acesso a excelente equipamento e aparentemente uma conta bancária sem fim mas também contava com a companhia do ex-agente secreto Race Bannon. Completando o grupo, o rapazinho indiano Hadji, possuidor de alguns dons paranormais, e o divertido cachorrinho Bandit.

A série Jonny Quest foi inspirada em aventuras dos quadrinhos (como Terry e os Piratas) e do rádio (como Jack Armstrong). Para criar os personagens, o estúdio Hanna- Barbera chamou o veterano dos quadrinhos Doug Wildley (de Buffalo Bill, Hopalong Cassidy e The Saint). Seus cenários criativos, acompanhados pela música atmosférica de Hoyt Curtin, marcaram o início de uma nova fase para os desenhos animados.

As aventuras em geral envolviam cientistas loucos, animais míticos e temas afins. Em The Mystery of the Lizard Men, por exemplo, o terceiro episódio produzido mas o primeiro a ser exibido, o grupo vai investigar o desaparecimento de navios no Mar dos Sargaços e os rumores de uma raça de homens-lagarto. Acabamos por descobrir que se trata de um bando de malfeitores usando fantasias, e por trás de tudo está uma arma laser destinada a derrubar um foguete que seria lançado rumo à lua. Outro episódio clássico é Turu the Terrible, onde temos um pterodáctilo ameaçador que obedece a um maluco numa cadeira de rodas.

Em 1996, os estúdios Hanna-Barbera tentaram reviver os personagens na série The Real Adventures of Jonny Quest, mas numa época pós-Indiana Jones, pós-McGyver, pós-Star Wars, a inocência e o frescor do original haviam desaparecido. Fazer um Jonny um pouco mais velho (14 anos, contra os 11 do original) e acrescentar a menina Jessie Bannon só contribuiu para dar saudades dos primeiros Jonny Quest.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.