burburinho

os herculóides

televisão por Nemo Nox

Alex Toth é um nome conceituado na indústria dos quadrinhos, tendo no seu currículo obras de peso como Torpedo 1936 e a recriação de O Sombra. Mas foi nos desenhos animados que deixou sua marca mais profunda, com séries tão importantes como Space Ghost, Josie and the Pussycats e Super Friends. Uma de suas criações mais importantes, que se tornou uma espécie de clássico cult, foi The Herculoids (Os Herculóides), produzida e dirigida por William Hanna e Joseph Barbera, exibida na rede norte-americana CBS entre 1967 e 1969.

No planeta Quasar, Zandor é o rei de Amzot. Com um físico invejável, um super-estilingue e um escudo de múltiplas utilidades, ele conta com a companhia e a ajuda de um grupo chamado Herculóides. Tara é a esposa de Zandor e a rainha de Amzot, e o casal tem um filho de treze anos, Dorno. Tanto mãe como filho compartilham a extrema habilidade com o estilingue. Os demais Herculóides são o que se poderia chamar de animais, ainda que de uma fauna alienígena. Zok é um dragão alado que emite raios laser dos olhos e da cauda. Igoo é um indestrutível gorila de pedra. Tundro é um rinoceronte de oito pernas, com um chifre que atira pedras. E Gloop e Gleep são... bem, ninguém sabe o que eles são. Gloop e Gleep podem assumir a forma que desejarem, desde se multiplicarem em milhares de Gloops e Gleeps até reproduzirem o formato de qualquer objeto que se faça necessário no momento.

The Herculoids teve sua estréia em setembro de 1967, e durou 36 episódios, cada um com dez minutos de ação, o último exibido em setembro de 1969. Cada uma das histórias tinha aproximadamente a mesma estrutura, com alguma ameaça ao grupo ou ao próprio planeta sendo vencida pelos heróis. Os vilões raras vezes se repetiam, e os Herculóides enfrentaram desde formigas e aranhas gigantes até homens mecânicos e piratas espaciais.

Entre setembro de 1981 e setembro de 1982, os Herculóides voltaram à televisão em onze novos episódios, desta vez exibidos na rede NBC. Menos inspirada que a série original, agora os heróis apareciam também na companhia de Space Ghost e mais personagens de outras séries. Em quadrinhos, Os Herculóides também apareceram em várias revistas da série Heróis da TV. E quem viu mais tarde os desenhos animados de He-Man não pode deixar de perceber a semelhança (inspiração? homenagem? plágio?) entre o novo herói e o velho Zandor dos Herculóides. Na dúvida, prefira sempre o original.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.