burburinho

the flash

quadrinhos por Nemo Nox

The Flash teve o privilégio de debutar em revista própria, enquanto outros super-heróis mais importantes iniciaram suas carreiras mais modestamente (Super-Homem, por exemplo, começou nas páginas de Action Comics, e Batman em Detective Comics). Em 1940, Flash Comics trazia o homem mais rápido do mundo, Jay Garrick. No Brasil, o personagem foi rebatizado com o infeliz nome de Joel Ciclone.

Criado por Gardner Fox e Harry Lampert, Jay Garrick era um esforçado estudante envolvido em experiências químicas. Inalando acidentalmente vapores radioativos, adquiriu poderes sobre-humanos relacionados à velocidade, e transformou-se em Flash, lutando contra o crime e a injustiça. O seu uniforme era inspirado no deus grego Hermes, com asinhas nas botas e no capacete (apesar das asas, Flash não voava, mas sua extrema velocidade permitia que desafiasse as leis da gravidade de diversas formas). Não usava máscara, mas sua identidade era mantida em segredo porque Flash vibrava as moléculas de seu rosto e fazia com que suas feições ficassem indefinidas.

Na década de 50, Flash volta aos quadrinhos completamente reinventado. Ele agora é Barry Allen, cientista da polícia. Atingido por um raio e por várias substâncias químicas, é brindado com poderes ainda superiores aos de seu ídolo, o antigo Flash, agora aposentado. Allen resolve seguir os passos de Garrick e passa a ser o novo Flash, usando um uniforme redesenhado todo em vermelho e amarelo e também uma máscara.

Pouco tempo depois, Flash ganha um companheiro infanto-juvenil. Fã do herói e sobrinho de sua noiva e futura esposa, Wally West visita o laboratório de Barry Allen e, abusando das coincidências, é atingido também por um raio e por várias substâncias químicas. O menino, com poderes e uniforme semelhantes, adota o nome de Kid Flash e passa a acompanhar Flash em suas aventuras.

A luta contra o crime acaba por trazer vários revezes emocionais a este novo Flash. Um vilão chamado Professor Zoom assassina a esposa de Barry Allen, Iris West. Passado algum tempo, Flash apaixona-se novamente, agora por Fiona Webb, mas o terrível Professor Zoom volta para assassinar a noiva no dia do casamento. Com motivos de sobra, o super-herói quebra o pescoço do irritante inimigo. Curiosamente, é acusado de assassinato e julgado, mas, para felicidade de todos, é absolvido. Mais tarde, acaba descobrindo que sua primeira esposa, na verdade uma viajante do tempo vinda do século trinta, está viva no ano 2957. Seus pais haviam feito um transplante psíquíco momentos antes da morte de Iris, e ela mudou-se para um novo corpo. Flash, fazendo uso de seus poderes, viaja para o futuro e passa a viver em feliz paz conjugal.

Em 1984, na saga conhecida como Crise das Infinitas Terras, Barry Allen volta do futuro para neutralizar um canhão que destruiria a Terra. Somente suas habilidades poderiam deter a ameaça, mas para isto ele ultrapassa pela primeira vez a velocidade da luz. O resultado é ao mesmo tempo um retorno no tempo, levando-o ao preciso momento em que foi atingido pelo raio em seu laboratório, e a transformação de seu corpo em pura energia, que, em forma de raio, atinge o Barry Allen do passado, fechando o círculo. O segundo Flash morre para salvar o mundo.

Wally West, agora adulto, assume o posto do herói e torna-se o terceiro Flash. É ele, ultrapassando as capacidades de seus antecessores, que começa a desvendar a verdade por trás dos poderes da dinastia Flash. Aparentemente, a origem de cada um nada teve de acidental. Um campo energético chamado Speed Force, localizado além da barreira da velocidade da luz, é o responsável pelas habilidades dos ligeirinhos e existe a possibilidade que cada um deles tenha sido "escolhido" por esta força desconhecida.

Flash, com John Wesley Shipp na pele de Barry Allen, foi também uma série de televisão de 22 episódios iniciados em 1990. A música era do prestigiado Danny Elfman, e alguns roteiros do quadrinista Howard Chaykin. Atualmente, nos quadrinhos, Wally West continua sendo o Flash, com roteiro de Geoff Johns e arte de Scott Kolins. Casado com a esperta Linda Park e combatendo o crime ao lado dos policiais Fred Chyre e Jared Morillo, ele enfrenta super-vilões veteranos como Captain Cold e Gorilla Grodd ou novos inimigos como o fanático Cicada (que tenta matar todas as pessoas que o Flash já salvou) ou o psicótico Murmur (que cortou a própria lingua porque não gostava da sua voz). E como o nosso super-herói lida com tudo isso? Rápido, muito rápido.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.