burburinho

aquaman

quadrinhos por Nemo Nox

Em 1940, a Marvel lançou seu super-herói aquático, o mal-humorado príncipe submarino Namor. Para não ficar atrás, no ano seguinte a concorrente DC Comics colocou nas bancas o seu próprio personagem anfíbio, Aquaman, na revista More Fun Comics nº 73 (curiosamente, nesta mesma edição, surgia outro famoso super-herói, o Arqueiro Verde). Os desenhos eram de Paul Norris, e acredita-se que a história tenha sido criada por Mort Weisinger (na época, somente os desenhistas assinavam as revistas).

Em sua primeira aventura, Aquaman luta contra os nazistas e conta a sua origem. Era filho do cientista Tom Curry, estudioso da Atlântida perdida. Os segredos descobertos são partilhados e assim Aquaman aprende a respirar debaixo d'água e a se comunicar telepaticamente com criaturas marinhas.

Em 1959, o origem de Aquaman foi recontada de maneira diferente. Tom Curry, seu pai, deixou de ser um cientista para exercer uma profissão mais modesta, faroleiro. Sua mãe passou a ser Atlanna, uma habitante do reino submarino de Poseidonis, o que explicava os super-poderes de Aquaman.

Em 1989, uma nova alteração na origem de Aquaman é publicada. Atlanna, a mãe do super-herói, é apresentada como rainha de Atlântida. O pai, saberemos mais tarde, é o mago imortal Atlan. Por ter nascido loiro, os supersticiosos atlantes o abandonam num banco de coral para que morra quando a maré baixar. Porém a criança herdou poderes especiais do pai e consegue respirar também fora d'água, ainda que somente por um tempo limitado. Assim como Tarzan foi criado pelos macacos, Aquaman é criado pelos golfinhos, tendo a fêmea Orm como mãe adotiva. Mais tarde, conhece o faroleiro Tom Curry, que se torna seu pai adotivo, dá-lhe o nome de Arthur Curry e ensina-lhe a cultura da superfície. Já adulto, Aquaman retorna ao reino submarino para assumir o trono usando seu nome original, Orin.

Ao longo dos anos, não só a origem de Aquaman foi modificada, mas também a sua aparência. Primeiro, deixou crescer os cabelos e abandonou o corte típico da década de quarenta. Depois, foi a barba que cresceu. Também o uniforme original foi substituído por outro que lhe deixa o peito musculoso à mostra. Mas a mais radical das mudanças aconteceu quando perdeu a mão esquerda lutando com o maligno Charybdis (na verdade, a sua mão foi devorada por piranhas mentalmente controladas pelo vilão). Agora ele usa uma prótese especial que pode funcionar como gancho, harpão, furadeira e outros utensílios.

Juntamente com Barry Allen, o Flash, Aquaman criou a Liga da Justiça da América, da qual também participaram o Lanterna Verde, Canário Negro e diversos outros super-heróis. Durante algum tempo, Aquaman foi o líder do grupo.

Assim como Batman tinha em Robin um companheiro adolescente com o qual os leitores mais jovens se podiam identificar, Aquaman também ganhou um parceiro, Aqualad. Não bastando isto, foi contemplado ainda com uma família, ao casar-se com Mera (rainha de uma civilização aquática de outra dimensão) e ter um filho, Arthur Jr. Mas juntos com amigos e familiares vieram também mais vilões, cada vez mais poderosos, e outros problemas. Charybdis custou-lhe a mão. Black Manta (chamado no Brasil de Arraia) matou o seu filho, o que acabou levando ao afastamento e posterior divórcio de Mera. Aqualad ganhou mais poderes, passou a chamar-se Tempest, e seguiu caminhos próprios. E assim, tal como começou, Aquaman voltou a ser um personagem solitário (e muitas vezes amargo), tendo por companhia somente a fauna marinha.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.