burburinho

zoo tycoon

jogos por Nemo Nox

Construir e administrar um jardim zoológico: esta é a proposta de Zoo Tycoon (Microsoft, 2001), mais um jogo no estilo caixa de areia (tome a pazinha e o baldinho e construa seu universo), que começou com o clássico SimCity e já teve incontáveis sucessores, de SimAnt e SimCopter a Railroad Tycoon e Rollercoaster Tycoon.

Você escolhe os animais que quer exibir, constrói suas jaulas, adapta os habitats com o terreno e a vegetação adequados, coloca casas e brinquedos para os bichos, decora as trilhas pelas quais passarão os visitantes, abre franquias para lanchonetes e restaurantes, instala atrações especiais como carrosséis e lojas de souvenirs, contrata tratadores e faxineiros, investe em pesquisa de novos recursos, enfim, torna-se o todo-poderoso senhor de um jardim zoológico, com um olho nas pesquisas de popularidade e outra na caixa registradora.

Zoo Tycoon oferece muitas opções de animais, dos mais comuns (zebras, leões, elefantes, etc) aos mais raros (tigres albinos, pandas gigantes, leopardos das neves, etc), cada um com seus ruídos característicos e seqüências animadas (o chimpanzé pula e brinca nas barras, o hipopótamo mergulha n'água, a girafa corre e saltita). Quem administrar com sucesso seu zoológico virtual pode acumular uma série de prêmios simbólicos (por recorde de visitas ou por variedade de espécies animais, por exemplo) ou mesmo em dinheiro (pelo nascimento de um animal raro, por exemplo).

O maior problema de Zoo Tycoon é, curiosamente, um de seus maiores encantos: é um jogo fácil de dominar. As informações sobre como executar cada tarefa são abundantes. Os próprios animais dão um feedback instantâneo a cada alteração em seu espaço, com uma carinha verde para acertos ou vermelha para erros. Um click no tratador e temos uma descrição detalhada de como melhorar aquela jaula. As pesquisas são rápidas e em pouco tempo todos os itens estão disponíveis para transformar o zoológico num modelo de perfeição. As únicas dificuldades maiores podem ser o equilíbrio financeiro (sem grandes problemas quando o crescimento é gradual) ou o excesso de animais (que estragam as jaulas ou enchem seus espaços de estrume mais rápido que os tratadores podem limpar), mas após algumas horas de experiência não apresentam um grande desafio. Mas se depois de atingir todos os objetivos do seu zoo você começar a achar que o jogo perdeu a graça, sempre resta uma opção divertida: abra as jaulas e declare aberta a temporada de caça - aos visitantes.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.