burburinho

nada além de ilusão

livros por Nemo Nox

Dois dos filões mais rentáveis do ramo livreiro hoje são os chamados esoterismo e auto-ajuda. Muitos dos que compram livros destas categorias jamais se aventurariam a ler um ensaio sério ou um romance, simplesmente porque não são leitores típicos, mas somente consumidores ávidos de produtos planejados para enganar os incautos. E o engano começa já na própria classificação.

Esoterismo, dirá qualquer dicionário razoável, é um termo que se refere a conhecimentos reservados a um pequeno número de iniciados. Ao transformar tal conhecimento em livro com grande distribuição, o autor abdica automaticamente do rótulo esotérico. Por uma questão de marketing, porém, todos continuam a chamar a obra de esotérica, para melhor enganar quem já está predisposto a ser enganado.

Auto-ajuda, por definição, é a ajuda que alguém oferece a si próprio. Se entra no processo um livro, a ajuda deixa de ser auto. Mas soa melhor dizer ao consumidor que ele está ajudando a si mesmo e não sorvendo conselhos ou exemplos de um autor cuja qualificação maior é ganhar dinheiro vendendo livros ditos de auto-ajuda.

O conteúdo de ambos os gêneros é altamente questionável, variando das misturas de mitologias primitivas às coleções de obviedades apresentadas como sabedoria iluminada. Poucos consumidores param para indagar como aqueles que afirmam ter infalíveis receitas para o sucesso não as usam eles mesmos, ou como aqueles que afirmam ter os segredos místicos do universo vivem vidas tão materialistas quanto qualquer outro mortal, ou centenas de outras perguntas que quebrariam o encanto e derrubariam as máscaras. Porque o público que consome este tipo de literatura não está interessado na realidade, mas somente em placebos que os façam sentir um pouco mais felizes, não importando que seja tudo um grande engano. E, enquanto isto, autores e editoras ganham seu dinheirinho e vão tirando das prateleiras os livros que realmente merecem o nome de literatura.


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.