burburinho

rainha do nilo

jogos por Nemo Nox

Quando foi lançado o jogo Faraó, da Impressions Games, distribuído no Brasil pela Brasoft, só ficou faltando um elemento para completar a história do antigo Egito: a presença do carisma e do poder de Cleópatra. Agora, com a expansão oficial Rainha do Nilo, a lacuna está preenchida.

São doze novos cenários e quatro novas campanhas, cobrindo os reinados de Tutankâmon, Ramsés II e Cleópatra. Quinze novas missões atravessam as quatro campanhas, sendo que cada uma delas pode ser jogada individualmente ou como parte da história de cada reinado. Rainha do Nilo também traz edificações inéditas, novos cidadãos e alguns animais extintos. O jogador poderá construir monumentos como o Colosso de Ramsés II, o templo de Amon-Rá, em Karnak, as requintadas tumbas do Vale dos Reis e a biblioteca e o farol de Alexandria.

A Impressions Games já pode ser considerada veterana das simulações históricas, tendo sido responsável pelas três versões da série de sucesso Cesar. Em Faraó, eles fizeram bem mais que simplesmente adaptar os cenários do império romano para o império egípcio. O jogo possui características próprias, que exigem um planejamento diferenciado para atingir o sucesso. Para citar somente dois exemplos de diferenças fundamentais, temos as cheias do Nilo criando um ciclo econômico peculiar e um panteão de deuses egípcios influenciando regiões e atividades em graus diversos.

No início de Faraó, as tarefas são simples. Criar áreas de moradia e estradas de acesso. Aos poucos, com o crescimento da cidade, outras necessidades vão surgindo e a administração vai se tornando mais complexa. Criar um sistema de fornecimento de água para a população. Centros de caça e distribuição de alimento. Mineração. Agricultura. Entretenimento. Religião. Defesa. Desafio atrás de desafio, o jogador vai construindo seu império.

Ao contrário de outros jogos do gênero, onde pegamos uma cidadezinha e tentamos fazê-la crescer mais e mais, em Faraó temos que lidar com várias cidades. Cada missão leva o jogador a uma nova localidade, onde certos objetivos devem ser cumpridos. Uma vez alcançadas as metas, é hora de partir para outra cidade, espalhando pelo reino a glória da sua dinastia. Com Rainha do Nilo instalado, também é possível jogar qualquer missão, em qualquer ordem, sem precisar acompanhar toda uma campanha.

A simulação econômico-administrativa é detalhada, exigindo um balanço delicado entre população e recursos. Não pode faltar comida, não pode faltar água, não pode faltar emprego. Com a evolução das cidades, os cidadãos começam a ficar mais exigentes, não se contentando somente com casa, comida e emprego. E quando tudo parece correr bem, quase sempre acontece um desastre. Um incêndio, um desabamento, uma invasão. As habilidades do candidato a faraó são constantemente testadas.

Faraó impressiona com seus gráficos e sons competentes. A música transmite perfeitamente o clima dos grandes épicos históricos do cinema, e as paisagens do jogo e as seqüências animadas em 3D não ficam atrás. Qualquer elemento é clicável e oferece informação, seja uma dica de um assessor ou um comentário mal-humorado de um trabalhador.

Para quem gosta do aspecto bélico, Faraó oferece curiosas batalhas em pleno Nilo, onde a principal arma é o choque direto entre os barcos. Em terra, a defesa do reino fica a cargo da infantaria, dos arqueiros e dos carros de guerra. Rainha do Nilo inclui novos inimigos: macedônios, persas e romanos.

Apesar do jogo ser todo em inglês, quem não entende o idioma de Shakespeare será capaz de jogar sem problemas com a ajuda do manual traduzido pela Brasoft, acompanhado de encarte com um mapa colorido do Egito e um guia com as principais estruturas e unidades de Faraó. Para jogar a expansão Rainha do Nilo, que também traz um pequeno manual com as novidades, é necessário ter Faraó instalado.

E o que seria de um jogo no Egito sem uma boa pirâmide? A construção de monumentos é uma das atividades mais importantes para um candidato a faraó, sejam eles obeliscos, mastabas, esfinges ou pirâmides, estas últimas em vários modelos. É preciso uma economia forte para produzir ou importar a matéria-prima e para garantir a mão-de-obra. Com Rainha do Nilo instalado, a construção de pirâmides fica mais rápida. Em compensação, o arsenal de pragas dos deuses foi renovado. É dura a vida de um regente no Egito antigo. Que Rá nos proteja!


pensamentos despenteados para dias de vendaval
Copyright © 2001-2005 Nemo Nox. Todos os direitos reservados.